-
Arquitetos: KANIUE
- Área: 102 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Koji Fujii, Nacasa&Partners Inc.
-
Fabricantes: Eurohouse, KKDS, T-form, Toto, YKK AP
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa KUGENUMA-Y está localizada perto do mar em Shonan. A casa tem uma estrutura simples, incluindo cinco pavimentos com lajes de concreto bruto e uma malha de aço externa que percorre o perímetro dos pavimentos em um total de 150 m de comprimento.
A primeira solicitação do proprietário foi em relação ao deslocamento vertical da casa, que deveria ser a todo custo acessível. O modo de vida do cliente e a determinação de viver perto do mar também foram considerados. Uma arquitetura marcante, leve e generosa que personifica o modo de vida desejado foi a direção do projeto.
Além disso, naquela área próxima ao mar, deveria se propor uma arquitetura original. Assim, sentiu-se que o edifício precisava ser ousado o suficiente. Um guarda corpo em malha de aço de 1,5 m envolve o edifício com uma rampa em aço galvanizado. Esta circulação simples substitui o elevador ou a escada, mantendo uma altura de segurança.
Esta simples rampa externa também pode ser entendida de muitas outras maneiras. Embora o espaço criado no exterior leve aos pavimentos superiores, ele permitiu a inclusão de grandes janelas de correr em todas as aberturas, criando uma conexão interna e externa complexa e fluida em cada pavimento. O resultado é um ambiente em expansão que também possui beirais que bloqueiam a luz solar direta. O mesmo guarda corpo, também se torna uma venda que impede a visão do piso interno e garante privacidade aos moradores.
O interior é uma estrutura homogênea com diferentes espaços de qualidade. A estrutura única com pé direitos altos possui fechamentos nos pavimentos um e dois, é livre no terceiro nível, no quarto se assemelha a um túnel e no quinto remete a uma casa oriental. As camadas de declive são entrelaçadas enquanto se deslocam pouco a pouco, criando uma pequena distorção em uma regra homogênea.
Ao mesmo tempo, a rampa permite que os moradores vejam todos os cantos do edifício. Normalmente, a parede externa de um edifício com altura de 1,5 m não pode ser vista nas proximidades, além de camuflar a deterioração da estrutura, encurtando a vida útil do edifício. Mas neste caso, a edificação sempre está visível na altura da linha do observador e o espaço pode ser verificado diariamente.
Além disso, durante os trabalhos de manutenção, os edifícios altos geralmente utilizam andaimes altos com custos elevados, neste caso a rampa faz o papel do próprio andaime. Buscamos uma arquitetura simples e descomplicada, onde a vida dos habitantes faça o melhor uso da arquitetura.